Home
História
Nossa Cidade
Fale Conosco
Nossa História
A Voz de Pocinhos, idealizada por Hermes de Oliveira, foi ao ar pela primeira vez em 10 de outubro de 1951, executando a música Moreninha, moreninha, de Luiz Gonzaga. Sua criação se deveu, principalmente, ao programa A voz de Campina Grande, apresentado em uma rádio da vizinha cidade, à qual, inclusive, Pocinhos pertencia, política e administrativamente, nessa época.

No início, a difusora foi instalada na casa de Sr. Oliveira, pai de Sr. Hermes. A partir daí, foram criados programas de oferta musical, em que as pessoas ofereciam músicas umas às outras. Em seu sistema de som também eram transmitidos anúncios publicitários, propagandas politicas e também serviços de utilidade pública, como campanhas beneficentes, para arrecadar fundos em prol de algum necessitado ou para a igreja, assim como a divulgação de notas sobre achados e perdidos, sobre falecimentos, velórios e enterros, além da transmissão, ao vivo, dos desfiles cívicos e das festividades públicas, em geral, como as festas da padroeira, as argolinhas, as inaugurações, os pastoris e a contagem dos votos nas eleições, entre outras.

A grande dificuldade para o funcionamento do equipamento era a falta de energia, já que a que se tinha era fraca, limitada e dependia de Campina Grande. É tanto que, algum tempo depois, Sr. Hermes comprou um pequeno gerador próprio para, assim, poder pôr no ar os alto-falantes sempre que fosse necessário.

Vários cantores passaram pela Voz de Pocinhos, como Luiz Gonzaga, Teixeirinha, Marinês e Alcides Gerardi, entre outros. Entretanto, o que mais marcou a sua história foi ter, em 10 de dezembro de 1953, anunciado a emancipação política da cidade de Pocinhos, que, como já foi dito, dependia, em tudo, de Campina Grande.

Hoje, com mais de 60 anos desde a sua fundação, a Voz de Pocinhos é dirigida por Dona Neves, viúva de Hermes Oliveira, a qual continua a tradição de levar para todos os bairros da cidade o som inconfundível da difusora, que pode ser considerada, sem sombras de dúvida, um patrimônio histórico dentre os mais modernos meios de comunicação social.

© 2019 - Todos os direitos reservados!
SERVIÇO DE ALTO FALANTE A VOZ DE POCINHOS
Desenvolvido por HC MULTIMÍDIA